O Caminho para a Vida Eterna - CULTO AO VIVO: "A ESCADA DE JACÓ" - 20 DE DEZEMBRO DE 2019

CULTO AO VIVO: "A ESCADA DE JACÓ"

reprodução da transcrição disponível em: http://carpa.com/pt-br/recursos/conferencias/1998/08/escada_de_jaco

 

Muito boa tarde amáveis amigos e irmãos, radiouvintes e também os aqui presentes em San Antonio, Tejas ou Texas. É para mim uma bênção grande estar com vocês para compartilhar uns momentos de companheirismo ao redor da Palavra de Deus e Seu Programa correspondente a este tempo final.

         Para o qual quero ler em Gênesis, capítulo 28, versículos 10 em diante, onde diz:

“Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi-se a Harã.

E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por sua cabeceira, e deitou-se naquele lugar.

E sonhou: e eis era posta na terra uma escada cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

E eis que o SENHOR estava em cima dela e disse: Eu sou o SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua semente.

E a tua semente será como o pó da terra; e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul; e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra.

E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.

Acordado, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia.

E temeu e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a Casa de Deus; e esta é a porta dos céus.

Então, levantou-se Jacó pela manhã, de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.

E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome, porém, daquela cidade, dantes, era Luz.

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir,

e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR será o meu Deus;

e esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de Deus; e, de tudo quanto me deres; certamente te darei o dízimo.”

         Que Deus abençoe nossas almas com Sua Palavra e nos permita entendê-la.

         Para esta ocasião nosso tema é: “A ESCADA DE JACÓ”.

         Nessa passagem encontramos um sonho profético, um sonho no qual Deus está mostrando a Jacó em tipo e figura Sua Igreja; porque a Casa de Deus, conforme Hebreus, capítulo 3, versículo 5 em diante, diz:

         “E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;

mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.”

         Aqui podemos ver que essa escada que Jacó viu, onde subiam e desciam anjos de Deus (e no topo ou cume dessa escada estava Deus), está representando a Igreja de Jesus Cristo passando por suas diferentes etapas, onde sobem e descem os anjos mensageiros de cada era. E para cada era Deus envia um mensageiro, e chama e junta os Seus escolhidos em cada era ou etapa da Igreja gentia.

         E essa Igreja de Jesus Cristo não é outra coisa a não ser Casa de Deus e Porta do Céu.

         Por isso é que todo ser humano que vive neste planeta Terra; ao crer em Cristo como seu Salvador e lavar seus pecados no Sangue de Cristo e receber Seu Espírito Santo, entrou na Casa de Deus, que é Porta do Céu e, consequentemente, está como um membro do Corpo Místico de Cristo.

         Cristo disse a Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo, que o que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”; ou seja: que não nascer da Água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus ou Reino dos Céus, não pode entrar para fazer parte do Corpo Místico de Jesus Cristo, dessa Casa de Deus e Porta do Céu.

         Agora temos o diagrama da Igreja do Senhor Jesus Cristo em forma de pirâmide ou de escada.

         Aqui temos todos os degraus ou etapas da Igreja gentia, onde anjos de Deus estiveram subindo e descendo por ela, e onde Cristo esteve manifestado falando ao Seu Israel espiritual, que é a Sua Igreja. E para o Último Dia, na Era da Pedra Angular, encontramos que chegamos ao topo da Escada de Jacó, aqui na parte alta.

         Essa é a parte que toca o Céu, ou seja: a parte da Era da Pedra Angular, onde Deus estará manifestado no Último Dia e onde o povo hebreu, representado em Jacó, em Israel, viu Deus sentado na parte alta dessa escada; aí é onde o verá no Último Dia, na Era da Pedra Angular, que é o topo dessa Escada, que é a parte alta dessa Escada.

         Na parte alta dessa Escada, vejam vocês, está a manifestação de Deus correspondente a este Último Dia. Essa Escada esteve se materializando.

         Também no meio do povo hebreu houve sete etapas ou sete eras da Igreja hebraica sob a Lei, com o povo hebreu; e ao final dessas sete eras, encontramos a Primeira Vinda de Cristo, na parte alta dessa Escada; mas eles não o reconheceram naquele tempo.

         E agora temos a escada de Jacó representando a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Diz São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 19 ao 22:

         “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e membros da família de Deus;

edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor,

no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.”

         Agora vejam; Deus está construindo uma Casa, um Templo, um Edifício, para morada de Deus em Espírito Santo em toda Sua plenitude. E começa com as primícias do Espírito, onde recebemos o corpo teofânico ao crer em Cristo como nosso Salvador e lavar nossos pecados no Sangue de Cristo; e em seguida, no Último Dia, em acréscimo ao corpo teofânico da sexta dimensão, receberemos também o corpo físico e glorificado, igual ao de nosso amado Senhor Jesus Cristo.

         Para isso é que os mortos em Cristo ressuscitarão em corpos eternos e nós os que vivemos seremos transformados, conforme à promessa divina.

         Para este tempo final no qual nós vivemos, a Trombeta Final está prometida para chamar e juntar todos os escolhidos de Deus.

         Agora, onde os chama e onde os junta? Em Apocalipse, capítulo 4, versículo 1, nos diz: “Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.”

         Agora, onde temos que subir para escutar a Voz de Cristo? Temos que subir à Era da Pedra Angular; porque Ele já não está nem na primeira era, nem na segunda, nem na terceira, nem na quarta, nem na quinta, nem na sexta, nem na sétima, porque já terminaram seus ministérios os sete anjos mensageiros da Igreja de Jesus Cristo; e agora somente resta a Era da Pedra Angular, onde Ele coloca Seu Anjo Mensageiro, para por meio do Seu Anjo Mensageiro falar à Sua Igreja e revelar todas estas coisas que em breve devem acontecer, neste tempo final.

         A Era da Pedra Angular é a etapa mais gloriosa da Igreja de Jesus Cristo, pois a Era da Pedra Angular é onde Cristo por meio do Seu Anjo Mensageiro revela à Sua Igreja todas estas coisas que em breve devem acontecer, neste tempo final.

         A Era da Pedra Angular, que é a etapa da Igreja correspondente a este tempo final, ou seja: ao Último Dia, é também o lugar da Casa de Deus assinalado no livro de Cantares, capítulo 1, versículo 4, como a câmara do rei. Diz:

         “Cântico de cânticos, que é de Salomão.

Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho.

Para cheirar são bons os teus unguentos; como unguento derramado é o teu nome; por isso, as virgens te amam.

Leva-me tu, correremos após ti. O rei me introduziu nas suas recâmaras. Em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam.

Eu sou morena e agradável, ó filhas de Jerusalém…”

         Aqui está representando o povo latino-americano e caribenho, que principalmente é moreno; e se misturarmos todas as cores que têm os latino-americanos e caribenhos, nos sai a cor morena ou café com leite.

         Assim que a Igreja do Senhor Jesus Cristo no Último Dia, quando é colocada à Câmara do Rei, encontra-se na etapa onde seus membros são na sua maioria de pele morena, ou seja: pele canela; e se juntarmos todas as cores, tiramos a cor pele canela, ou seja: café com leite.

         Agora podemos ver quando é que Cristo coloca na Sua Câmara, a Câmara do Rei, a Sua Igreja: é neste Último Dia, onde Cristo chama e junta Sua Igreja já não em nenhuma das sete etapas ou eras da Igreja gentia, mas na Era da Pedra Angular, que é a era da Sua Vinda. A era da Vinda do Filho do Homem, a era da Segunda Vinda de Cristo: a Era da Pedra Angular. Essa é a Câmara do Rei, o Quarto do Rei.

         E tudo isto vejam vocês como ocorre nessa escada de Jacó, a qual representa a Igreja do Senhor Jesus Cristo.

         Vejam como esteve vindo Cristo em Espírito Santo de era em era, onde? Em Sua Igreja, ou seja: na Escada de Jacó, que representa a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Por isso Jacó disse: “Isto é Casa de Deus e Porta do Céu.”

         Agora podemos ver a bênção tão grande que Cristo tem para nós na América Latina e no Caribe: tem a maior bênção de todos os tempos, de todas as eras e de todas as dispensações.

         Por isso a Obra de Cristo correspondente ao Último Dia se realiza na América Latina e no Caribe, onde a Grande Voz de Trombeta do Evangelho do Reino, revelando o mistério da Segunda Vinda de Cristo, chama e junta todos os Seus escolhidos do Último Dia onde? Na Câmara do Rei, que é a Era da Pedra Angular.

         No templo que Moisés construiu e que Salomão construiu também, o templo que Salomão construiu também, está representada a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Encontramos que o templo tem átrio, tem lugar santo e tem lugar santíssimo.

         De Adão até Cristo temos o Átrio; de Cristo a este tempo final temos o Lugar Santo (até a sétima era da Igreja gentia); e daí para cá temos o Lugar Santíssimo, que é a Era da Pedra Angular, e essa era é a Câmara do Rei na parábola aqui de Cantares, e no sonho de Jacó é a parte que toca no Céu, onde Deus foi visto sentado.

         E agora, para o Último Dia, Cristo vindo em Espírito Santo aí manifestado por meio de Seu Anjo Mensageiro, onde será visto? Na Era da Pedra Angular, a Era da Câmara do Rei, ou era que é a Câmara do Rei.

         Agora, podemos ver que por meio do Seu Anjo Mensageiro Ele revela à Sua Igreja todas estas coisas que em breve devem acontecer, e nos prepara para ser transformados e raptados neste tempo final.

         É na Câmara do Rei, na Era da Pedra Angular, o qual também é o Lugar Santíssimo do Templo espiritual de Cristo, que nos dá do Maná escondido, que é a revelação da Segunda Vinda de Cristo sendo dada a todos os filhos e filhas de Deus neste tempo final.

         Onde estava o maná escondido no templo? No lugar santíssimo. As sete eras da Igreja gentia correspondem ao Lugar Santo e a Era da Pedra Angular corresponde ao Lugar Santíssimo.

         É na Era da Pedra Angular, a Era do Lugar Santíssimo, onde nos dá do Maná escondido: da revelação da Segunda Vinda de Cristo, nos dá a revelação do Sétimo Selo, que é a Segunda Vinda de Cristo. E o Sétimo Selo é identificado com a Segunda Vinda de Cristo, e a Segunda Vinda de Cristo é identificada com o Sétimo Selo.

         Agora podemos ver que este mistério nunca antes tinha sido revelado à Igreja do Senhor Jesus Cristo, porque era necessário chegar à Câmara do Rei, que é a Era da Pedra Angular, e que é o topo da escada que o profeta e patriarca Jacó viu.

         Agora podemos ver como Ele, Cristo, esteve vindo de era em era, onde? Em e pela Escada de Jacó. Esteve subindo pela Escada de Jacó até chegar à Era da Pedra Angular.

         Por isso anjos sobem por essa Escada, de era em era, tanto os anjos mensageiros de cada era como todos os filhos e filhas de Deus de cada era, que também são como os anjos de Deus.

         Agora vimos este grande mistério da escada de Jacó e vimos o que representa para nós nos tipos e figuras: representa a Igreja do Senhor Jesus Cristo. E é nela e por ela por onde nós subimos, porque nela está Cristo realizando o novo nascimento de milhões de pessoas que têm seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro desde antes da fundação do mundo.

         São chamados também “os primogênitos de Deus escritos no Céu”, no Livro da Vida do Cordeiro. Em Hebreus, capítulo 12, versículo 22 ao 23, São Paulo nos fala desses primogênitos de Deus escritos no Céu, nesse Livro da Vida do Cordeiro, e diz que são os primogênitos de Deus, “é a congregação dos primogênitos de Deus”, é a Igreja dos primogênitos de Deus.

         Agora, como virá por e em Sua Igreja, nessa escada que Jacó viu, como Cristo virá no Último Dia?

         Vejam; Ele é um destes anjos que apareceram em 28 de fevereiro de 1963… Aí estão os sete anjos mensageiros das sete eras da Igreja gentia e um Anjo que era diferente dos demais, o qual é quem forma o cabelo branco do Senhor aqui; pois este grupo de anjos em seus corpos teofânicos forma o rosto do Senhor, e o Anjo que era diferente dos demais forma o cabelo branco do Senhor.

         Em 28 de fevereiro de 1963 apareceu sobre os céus do Arizona esta nuvem misteriosa; mas o mistério desta nuvem é que foi formada por anjos: os sete anjos mensageiros das sete eras da Igreja gentia e um Anjo que era diferente dos demais, o qual tem o Sétimo Selo; e o Sétimo Selo é a Segunda Vinda de Cristo. Ele é quem tem o mistério da Segunda Vinda de Cristo, Ele é o que tem a Segunda Vinda de Cristo.

         E com Sua manifestação no Último Dia… Assim como se manifestou cada anjo mensageiro de cada era, e para se manifestar teve que (cada um destes anjos que estão em seus corpos teofânicos) vir em carne humana na era que lhe correspondeu viver (e esse foi o anjo mensageiro de cada era); e agora para, este Anjo que é diferente dos demais, ter Seu ministério na Terra, tem que se manifestar em carne humana, como fizeram os outros anjos das sete eras da Igreja gentia.

         Vejamos o que nos diz o precursor da Segunda Vinda de Cristo, o reverendo William Branham, na página 469 [Os Selos]:

         “153. E notaram que disse que um desses anjos era muito diferente? Pareceu-me muito diferente dos outros. Estavam em uma constelação com três a cada lado e um acima; e o que estava ao meu lado, contando da esquerda para a direita, esse seria o sétimo Anjo. Ele era mais brilhante e significava mais para mim que os demais. Disse que tinha o peito assim robusto e estava voando para o Oriente. Disse também que: ‘Levantou-me, elevou-me’. Se lembram?

         154. Agora, aqui está! Era quem tinha o Sétimo Selo, o qual mantive como uma pergunta em minha mente toda minha vida. Os outros Selos significaram muito para mim desde pronto; mas vocês não imaginam o que significou este sétimo”.

         Agora, esse Sétimo Selo, vejam vocês, é a manifestação desse Anjo que era diferente dos demais.

         Sem a manifestação desse Anjo que era diferente dos demais, não pode se cumprir o Sétimo Selo e, consequentemente, não pode se cumprir a Segunda Vinda de Cristo.

         Agora, vamos ver como é que está prometida a Vinda do Senhor para este Último Dia. Na mensagem Os Selos, página 57, diz:

         “‘E vi outro anjo forte descer do céu, vestido de uma nuvem, e o arco celeste sobre sua cabeça…’

         17. Agora, se você se notar bem, notará que esta pessoa é Cristo, porque até no Antigo Testamento Ele foi chamado o Anjo do Pacto; e Ele agora vem diretamente aos judeus porque a Igreja chegou ao seu fim. Agora bem, agora continuando:

         ‘… e seu rosto era como o sol, e seus pés como colunas de fogo’.

         18. Recordam o Anjo de Apocalipse capítulo 1? Este é ele mesmo. Um anjo é um mensageiro, e ele é um mensageiro a Israel. Vê você? A Igreja está a ponto de ser raptada; Ele vem por Sua Igreja. Agora note bem:

         ‘E tinha na sua mão um livrinho aberto…’”

         Em Apocalipse, capítulo 10, o encontramos — este Anjo Forte — descendo vestido de uma nuvem, como apareceu em 28 de fevereiro de 1963.

         E na página 256 nos diz o precursor da Segunda Vinda de Cristo, nos falando da Segunda Vinda de Cristo como o Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse, capítulo 19, diz:

         “121. Mas quando nosso Senhor aparecer sobre a Terra, Ele virá sobre um cavalo branco como a neve, e será completamente Emanuel — a Palavra de Deus encarnada em um homem.”

         Essa é a forma em que Ele vem pela Escada de Jacó neste Último Dia, assim como veio pela Escada de Jacó, de era em era, manifestado no anjo mensageiro de cada era. E para o Último Dia Ele virá manifestado em Seu Anjo Mensageiro; e isso será o Anjo Forte que desce do Céu, manifestado na Terra na Escada de Jacó, no topo da Escada de Jacó, para bênção da Igreja gentia e depois do povo hebreu.

         Foi para mim um privilégio muito grande estar com vocês nesta ocasião dando testemunho de A ESCADA DE JACÓ e de todas estas bênçãos contidas em A ESCADA DE JACÓ, que representa a Igreja do Senhor Jesus Cristo, onde cada filho e filha de Deus de cada era foram colocados em uma parte dessa escada que o patriarca e profeta Jacó viu.

         E agora nós onde estamos na Escada de Jacó? Na Era da Pedra Angular, no topo da Escada de Jacó, para no Último Dia estar vendo o que? A Vinda do Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19 e a Vinda do Anjo Forte que desce do Céu em Apocalipse, capítulo 10, versículo 1 em diante, que é a Vinda de Jesus Cristo em Espírito Santo manifestado em Seu Anjo Mensageiro neste tempo final como o Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19; e isso é a Palavra de Deus encarnada em um homem, ou seja: no Anjo do Senhor Jesus Cristo.

         O Anjo de Jesus Cristo não é o Senhor Jesus Cristo. Por isso, quando João o apóstolo quis adorá-lo, ele disse que não o fizesse. Em Apocalipse, capítulo 19, versículo 6 ao 10, e em Apocalipse 22, versículo 6 ao 9, encontramos essas duas ocasiões em que João o apóstolo quis adorar o Anjo e o Anjo lhe disse que não o fizesse. Por quê? Porque ele é um conservo dos profetas, ou seja: um colega dos profetas; um profeta, o qual vem revelando, ou seja: profetizando, revelando todas as coisas que hão de acontecer neste tempo final; vem abrindo as Escrituras, as promessas proféticas correspondentes a este Último Dia.

         E tudo isso ocorre, vejam vocês, na Escada de Jacó. E tudo o que ocorreu desde Cristo até aqui, ocorreu onde? Na Escada de Jacó, ou seja: a escada de Jacó representando a Igreja do Senhor Jesus Cristo.

         Tudo esteve acontecendo na Igreja do Senhor Jesus Cristo de era em era; e o que Deus faz neste tempo final também ocorre na Igreja de Jesus Cristo, na Era da Pedra Angular, que é o topo da Escada de Jacó, onde Jesus Cristo, o Anjo do Pacto, o Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19, será visto neste Último Dia manifestado em Seu Anjo Mensageiro, nos revelando todas estas coisas que em breve devem acontecer, neste tempo final.

         Foi para mim uma bênção grande estar com vocês dando testemunho de “A ESCADA DE JACÓ”.

         E agora, os filhos e filhas de Deus, onde estamos neste tempo final na Escada de Jacó? No topo, ou seja: na Era da Pedra Angular.

         E agora, onde estão esses escolhidos de Deus que estariam na Era da Pedra Angular, no topo da Escada de Jacó, neste Último Dia? Aqui estamos; uma parte aqui em San Antonio, Texas ou Tejas, e em diferentes lugares na América do Norte e também em toda a América Latina e o Caribe.

         Que Deus os abençoe, que Deus os guarde, e que em breve se complete o número dos escolhidos de Deus, e em breve os mortos em Cristo ressuscitem e nós os que vivemos sejamos transformados. No Nome Eterno do Senhor Jesus Cristo, e sejamos levados à Ceia das Bodas do Cordeiro no Céu. Amém e amém.

         Bom, novamente deixo o reverendo Miguel Bermúdez Marín para continuar e finalizar nossa parte nesta tarde aqui em San Antonio, Texas ou Tejas, dando graças a Cristo por essa Escada de Jacó, que é a Igreja do Senhor Jesus Cristo, que contém os filhos e filhas de Deus, que são como os anjos do Céu.

         Por isso são vistos por Jacó como anjos que sobem e descem; tanto os sete anjos mensageiros e o Anjo da Era da Pedra Angular como também os escolhidos de Deus.

         Novamente conosco o reverendo Miguel Bermúdez Marín.

         Deus os abençoe e muito obrigado.

“A ESCADA DE JACÓ”.

         [Revisão dezembro 2019]

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã". Apocalipse 22:16